O que é email marketing?

O email marketing não é nada mais do que aquilo que conhecíamos como marketing directo. Contudo o email marketing tornou-se uma ferramenta de estratégia de marketing digital e há que pensá-la sob vários aspectos antes do respectivo envio.

Existem 3 sub-tipos de email marketing:

  • Direct Mail – Emails promocionais para aquisição de novos clientes ou para promover uma nova compra;
  • Newsletters – Emails para estabelecimento de uma relação de fidelização;
  • Publicação de Anúncios – Colocação de mensagens de marketing ou publicidade em emails enviados por outros.

O email marketing possui duas grandes vantagens, quando comparado com outras técnicas ou ferramentas da estratégia de marketing digital. Primeiro, é o custo. O custo do envio de 1 email é mais baixo do que anunciar no Google ou no Facebook.

Outra vantagem é a direcionalidade. Com o envio de email marketing, podemos saber exactamente a quem nos dirigimos, ao contrário da criação de um website ou uma landing page.

O que é Marketing de permissão?

Uma outra vantagem que o e-mail marketing possui é a sua eficácia. Contudo só é eficaz se for utilizado da maneira correcta. E utilizar o email marketing de maneira certa, e consequentemente eficaz, implica que não enviemos emails a torto e a direito. Implica que tenhamos sempre em mente a regra de marketing de permissão.

Segundo Seth Godin, podemos definir marketing de permissão como sendo “o privilégio (e não o direito) de entrega antecipada de mensagens pessoais e relevantes para as pessoas (prospects) que realmente querem obtê-los”.

Ou seja, o consumidor tem o poder de escolher, e é por essa razão que existem as seguintes políticas de email marketing, as quais as empresas deverão implementar.

Opt-in e opt-out

Política de Opt-in – Exige a ação “positiva” de um potencial cliente. Um potencial cliente tem a possibilidade de selecionar os serviços da empresa em que se deseja inscrever bem como autorizar que as informações que fornece à empresa podem ser usadas por ela.

Política de Opt-Out – Exige uma ação “negativa” do cliente. Os potenciais clientes têm de “desmarcar” os serviços da empresa em que deseja se inscrever bem como todas as informações que fornece e podem ser usadas pela empresa.

Política de Double Opt-in – Exige uma dupla acção “positiva” de um potencial cliente. Ou seja numa primeira ação, o potencial cliente tem a possibilidade de auto-selecionar os serviços da empresa em que se deseja inscrever. Tambem autoriza que as informações que fornece à empresa possam ser usadas por ela. Numa segunda ação, receberá um email com um link e terá de clicar nesse link, confirmando a sua vontade em receber informações da empresa.

Fica explícito que o envio de emails é simples, fácil e barato, mas o cerne da questão não reside no trabalho propriamente dito de envio de emails. O desafio está sim no trabalho prévio relacionado com a obtenção de dados (qualidade da base de dados) e com a permissão (supõe-se análise de legislação) para o envio desses emails shots.

Se este trabalho não for feito previamente, todo o baixo custo e facilidade no envio de email marketing torna-se inglório e ineficaz, porque não temos o principal: permissão para contactar com os nossos prospects/clientes.