Podemos afirmar que o Marketing Digital foi a solução para muitas empresa durante um dos períodos mais delicados que a população mundial já passou.

Tanto que, podemos observar que em questão de poucas semanas, diversas empresas de pequeno e médio porte modificaram completamente a maneira em que comercializam o seu produto/serviço.

Acontece que, muitas delas surpreenderam-se com os resultados e viram no Marketing Digital a oportunidade para ampliarem seu negócio no mercado. Diante de uma crise, os negócios que perceberam a importância do digital e modernizaram-se, conseguiram ter bons resultados.

Enquanto outros, infelizmente tiveram prejuízos e outros até precisaram fechar suas portas.

O que podemos observar no mercado hoje, é que a pandemia acelerou em questão de meses um crescimento e transformações previstas para anos.

Entenda um pouco mais como aconteceu esse processo de aceleração digital, diante do cenário atual.

Acompanhe a leitura!

Mudança de comportamento do consumidor

Com o surgimento do novo vírus, muitos negócios precisaram fechar suas portas e encontrar novas maneiras de se adaptarem. Além disso, muitas pessoas perderam seus empregos, ocasionando grandes impactos no orçamento familiar.

Muitas famílias precisaram repensar os seu gastos e eliminar tudo aquilo que não era necessário, como assinaturas, gastos com roupas, lanches e etc.

Em contrapartida, vimos um disparo em produtos de limpeza, higiene e farmácia. Os gastos foram centralizados nos itens de necessidade, que afetam a sobrevivência dos membros.

Além disso, podemos observar um aumento de conscientização e engajamento da população em causas sociais. Sem contar o impacto que causou na visualização de uma marca. Com o público cada vez mais antenado e consciente, surge a necessidade das empresas esclarecerem sobre os seus posicionamentos e processos.

Desde pequena a grandes empresas, existe a necessidade de compreender quem é esse “novo consumidor” e adaptar toda a comunicação para que consiga se conectar com o seu público-alvo.

Muitas marcas, conseguiram perceber a necessidade de agregarem valor as seus produtos/serviços e promoverem uma experiência favorável, mesmo que digitalmente. Isso, por meio de criação de conteúdos relevantes.

Diante desse cenário, o Marketing Digital, conseguiu entregar novas possibilidades e consolidar a marca de pequenos negócios no mercado. Contudo, ter presença online não é apenas uma opção e sim uma questão de sobrevivência para o seu negócio.

Conforme o público vai modificando as suas formas de enxergar o mercado e consumir, é importante as empresas sejam capazes de acompanhar essas  modificações, quase que em tempo real.

Sempre online

Antes mesmo da pandemia, já era possível observar um crescimento considerável de pessoas conectadas. Estamos em uma sociedade em que as pessoas fazem diversas atividades online, ou por meio de um aplicativo, como pedir uma comida por aplicativo, fazer compras, estudar, trabalhar e conversar.

Diante disso, o marketing digital já era bem visto por diversas empresas, e aquelas que ainda resistiam de alguma maneira, após a pandemia, passaram a considerá-la.

Já algumas, interromperam totalmente as outras estratégias e centralizaram 100% dos seu investimentos em estratégias digitais.

A internet é uma maneira de fazer com que seu negócio esteja sempre online e disponível. Ela tornou-se parte da empresa, como uma extensão de quem ela é e do que oferece. Além disso, adotar por essas estratégia é uma maneira mais estável, já que em crises como essa, em que as pessoas não podem sair de casa e nem ser impactadas fisicamente.

Enquanto isso, o digital permanece intacto conseguindo entregar o mesmo alcance do que em cenários “normais”.

A necessidade de segmentar

O marketing digital possui um poder de segmentação, extremamente importante para empresas pequenas que possuem público bem específicos.

Graças a segmentação, é possível realizar investimentos menores e ainda ter resultados impressionantes. Em vez de, investir o mesmo valor só que um público não segmentado.

Por exemplo, vamos supor que você seja uma clínica odontológica que trabalha apenas com tratamento estéticos, por exemplo. O marketing digital permite que você consiga impactar apenas as pessoas que pesquisaram por quanto custa um implante dentário  ou lente de contato.

Dessa maneira, você consegue um resultado melhor, do que investir em uma estratégia com impacto em massa, em que a maior parte do público não possui interesse em tratamento estéticos, ou impactar um público que está a procura de outros tratamentos, como extração de dente ou tratamento de canal.

Insistir em estratégias que não são segmentadas é a pior escolha que uma empresa pode tomar. A longo prazo isso trará resultados maléficos, como má gestão e prejuízos financeiros, já que os investimentos nãos serão correspondidos com o resultado.

Conteúdo que converte

Como já falamos anteriormente,  consumidor está cada vez mais consciente e exigente. Isso não significa que seja algo ruim, apenas que impacta totalmente a maneira de comunicar.

Hoje, não basta apenas apresentar benefícios do seu produto e valores, é preciso agregar valor para ele. Isso só é possível por meio de conteúdos e experiências.

Diante do cenário que nos encontramos, a melhor maneira de criar um relacionamento saudável com o seu cliente e potencial cliente, é oferecendo conteúdo em troca, seja por um blog, email ou ebook.

O conhecimento e informação tornou-se a moeda de troca na internet, ou seja, quando você oferece um conteúdo você ganha a confiança do usuário em troca. Além disso, é possível demonstrar autoridade no assunto para os potenciais clientes.

O que permite que pequenas empresas consiga disputar por um mesmo público com grandes empresas, de forma igualitária. Incrível, não é?

Por fim, podemos dizer o Marketing Digital transformou pequenos negócios durante a pandemia. E por que não dizer que, ele se tornou uma estratégia que promove esperança e oportunidades?