Nos últimos meses temos observado mudanças drásticas no consumo da internet, seja através dos dispositivos móveis ou dos portáteis. Com efeito, a procura e as vendas de sites de ecommerce aumentaram substancialmente.
O tráfego na internet fixa subiu em média 70% durante as primeiras semanas de isolamento. A Netflix, uma das plataformas digitais de séries e filmes mais populares, teve de reduzir a qualidade da transmissão em 25% para evitar o congestionamento do seu serviço de streaming.
Estes números apontam para o já esperado: que o uso da internet fosse disparar durante o período recente de isolamento. Soma-se a isso o facto de que a maioria das atividades de comércio e retalho tiveram de fechar as portas ou trabalhar exclusivamente sob regime de entrega ao domicílio, estando apenas os que disponibilizam bens de primeira necessidade permitidos a funcionarem de maneira mais próxima do normal.
Assim, o recurso ao ecommerce parece ser a saída mais inteligente para as empresas que pretendam manter ou mesmo aumentar as vendas de produtos ou serviços. Com efeito, optar por criar canais online é uma opção que se torna cada vez mais certa, à medida em que mais pessoas se sentem confiantes em fazer compras pela internet.
Neste artigo apresentamos 7 estratégias que poderão duplicar as vendas no seu ecommerce. Naturalmente, estas são ações generalistas, que terá de adaptar à realidade da sua loja online. Se precisar de apoio para colocá-las em ação, pode sempre entrar em contacto connosco e a nossa equipa encontrará soluções à medida do seu negócio.
1. Retargeting
Sabe o que é o retargeting? Noutro artigo no nosso blog, abordamos esta estratégia de recuperação de compra que, muito provavelmente, já conhece. Através da adição de cookies no browser do utilizador, a empresa consegue identificar os produtos ou serviços pesquisados pelo cliente para, caso não tenha concluído a compra, voltar a apresentar-lhe anúncios nos banners dos sites aos quais aceder.
Um estudo da CMO.com revela que as o público que recebe anúncios de retargeting tem entre 50 e 60% mais hipóteses de efetuar a compra do que o público que não o recebeu. Ou seja, se ainda não investe em campanhas de retargeting, é hora de repensar a sua estratégia!
2. E-mail marketing
Um utilizador deixou os dados no seu site, mas não concluiu a compra? Envie-lhe emails de alerta para concluir o processo da compra! Um cliente concluiu a compra e gostava de o apresentar novas ofertas ou lançamentos? Envie-lhe emails (desde que o cliente tenha dado consentimento)!
As leads geradas através do seu site são um bem precioso e deve utilizá-lo da melhor maneira. Através das newsletters e do email marketing pode manter contacto constante com o seu cliente, apresentando de forma personalizada os seus produtos ou serviços.
Se preferir, conte com uma agência de marketing digital para definir uma estratégia periódica de envio de newsletters, de acordo com as horas desde que um cliente abandonou um carrinho ou concluiu a sua compra. Através de ferramentas como o Mailchimp pode ainda personalizar os emails e enviá-los automaticamente, poupando o seu tempo e tornando o seu investimento mais rentável.
3. Criação de campanhas personalizadas no site
Esta estratégia de marketing digital pode ser conjugada com o email marketing. A partir das leads geradas no seu website, pode segmentar o seu público de acordo com vários critérios que lhe permitirão apresentar ofertas exclusivas aos mesmos.
Analise o público que concluiu a compra ou que abandonou o carrinho, veja as diferenças etárias, de género e de preferências e crie ofertas exclusivas para os mesmos. Pode gerar cupões de desconto, elaborar secções de destaque no site, criar newsletters personalizadas e, finalmente, make them an offer they can’t refuse.
4. Testes A/B
Os testes A/B permitem disponibilizar duas versões diferentes de um mesmo website, alterando uma componente por vez, para poder avaliar qual versão funciona melhor. Realizar testes A/B com regularidade permite-lhe acompanhar a evolução do seu ecommerce e perceber qual versão do mesmo é mais atrativa para o seu cliente.
Naturalmente, deve acompanhar todo o funil de venda do seu produto para perceber qual componente do seu website precisa de otimizações.
5. Otimize o checkout do seu ecommerce
Uma das últimas etapas antes da conclusão da compra é o preenchimento da página de checkout, onde o cliente deverá deixar os seus dados pessoais, bem como o método de pagamento escolhido. Quanto mais dados tiver de preencher, ou mesmo se o layout do site não for intuitivo, maiores são as hipóteses de que o cliente desista da compra.
Deixe o mínimo possível de campos para preenchimento e insira uma barra de progresso, para que ele veja que já está quase a concluir uma compra rápida e segura.
6. Plataformas de suporte ao cliente
Seja através do WhatsApp Business, do Messenger para o Facebook, ou de outros soluções de livechat ou chatbot, o cliente quer ter as suas dúvidas esclarecidas e de maneira personalizada. Não ignore estes canais e procure responder com a maior agilidade possível, de preferência poupando o cliente de grandes referências de produtos ou encomendas.
Isto torna o processo mais fácil e esta já é por si, uma grande vantagem em relação aos seus concorrentes.
7. Presença nos comparadores de preços
Há imensas plataformas que permitem ao cliente comparar preços de produtos e serviços, como os vôos. O KuantoKusta, o Kelkoo, o Skyscanner entre outros são bastante populares. Desta forma pode apresentar as suas vantagens, nomeadamente a nível de preço, mas sobretudo irá gerar maior visibilidade para a sua marca.