Quando decide elaborar uma estratégia de marketing digital para a sua empresa, deve estar disposto a realizar uma ação constante: testar. Tudo no marketing digital baseia-se em aprender com as tentativas e os erros. Neste artigo vamos explicar como fazer testes A/B e fornecer algumas dicas para que possa obter melhores resultados.

Antes de mais, sabe o que é um teste A/B? Em marketing digital os testes A/B são usados para avaliar duas variações de uma mesma variável, na tentativa de descobrir qual delas funciona melhor. Por exemplo, pode realizar um teste A/B quando prepara uma newsletter, mas quer-se certificar se o botão de call to action (CTA) deve vir antes do texto ou depois do texto para que consiga aumentar a taxa de cliques. Neste caso, a variável é o botão do CTA e as variações são os lugares em que pode estar posicionado, no começo ou no final da newsletter. 

Diferenças entre testes A/B e os testes multivariados

Para garantir que a sua estratégia de marketing digital está otimizada, durante a execução de um teste A/B é importante analisar apenas uma variável de cada vez, evitando as suposições. Por exemplo, quer testar duas variações da sua landing page, modificando ao mesmo tempo a disposição das abas, a cor de fundo e a ordem das imagens etc. Quando perceber que uma versão funciona melhor do que a outra, como irá descobrir o motivo? Podem ser vários! 

Esta é a grande diferença entre o teste A/B e o teste multivariado. O último pode ser realizado com um conjunto de variáveis, revelando também como as mesmas influenciam-se mutuamente. No entanto, o teste multivariado só é recomendado quando o profissional responsável pela estratégia de marketing digital acredita que haja uma combinação ideal dos elementos dispostos, resultando num maior nível de complexidade no procedimento.

Em todos os casos, o teste A/B é sempre o mais recomendado quando deseja obter maior precisão nos resultados e de maneira mais rápida e simples. Há algumas variáveis muito utilizadas para a execução de testes A/B e que impactam consideravelmente o desempenho da sua publicidade online:

1. Headline da landing page

O título da landing page deve ser apelativo, captando rapidamente a atenção do utilizador e instigando-o a continuar na página. Em vez de textos na voz passiva, experimente utilizar a voz ativa e com foco no valor que entregará para o seu cliente. 

2. CTAs

O botão da call to action deve ser o principal passo para que o utilizador adquira a oferta. Assim, funciona melhor se tem cores chamativas e se o seu texto é estruturado com verbos no imperativo e em tom de urgência, para que o cliente não queira perder os benefícios do seu produto ou serviço.

3. Elementos visuais (imagem, vídeo, desenhos):

Os elementos visuais são o principal recurso para manter a atenção do cliente na sua landing page. Se tem vídeos, insira-os juntamente com as imagens em cores contrastantes, além de elementos como setas, emojis, círculos e outros recursos que não passam despercebidos. 

4. Informações sobre um produto

Dê bons motivos para que o seu público continue por mais tempo na sua landing page. Todos os recursos visuais e os textos chamativos não poderão atingir este objetivo sem que passe as informações corretas sobre o seu produto ou serviço. Assim, mostre-lhe todos os benefícios e o quanto a sua oferta vai de encontro ao que o cliente procura.

5. Campos do formulário

Se tem um CTA apelativo, as hipóteses de o seu cliente preencher o formulário são maiores. No entanto, há outras dicas que pode aplicar para que mais utilizadores preencham o seu formulário e se converta numa lead ou compra. Utilize cores que contrastam com a da landing page, evite os campos desnecessários e explique o benefício de se preencher o seu formulário.

Estes conselhos, no entanto, não valem apenas para as landing pages. Pode aplicá-los no caso das newsletters, em que poderá utilizar alguns destes recursos. Os testes A/B devem ser realizados com uma certa frequência, acompanhando os novos recursos da internet e as mudanças de comportamento do público.

Ferramentas para efetuar testes A/B

Se quer dicas de ferramentas especializadas ou de softwares de automação que lhe permitirão realizar os testes A/B em landing pages, indicamos as mais comuns: Google Analytics (gratuito), VWO e o Unbounce. Já no caso dos testes de emails, pode recorrer às próprias ferramentas de email marketing, não sendo, porém, um processo tão automatizado como no caso das landing pages.

Agora que já sabe como fazer testes A/B e obteve algumas dicas para obter melhores resultados, pode começar a executar este procedimento já hoje. Poderá exibir as duas variações da sua landing page ou do seu email ao mesmo tempo, ou deixar que apenas uma variação esteja disponível por um certo período. Escolha o método que lhe poupará mais tempo e teste sempre. 

Se precisar de uma agência de comunicação digital que lhe poderá apoiar com este procedimento, já sabe a quem recorrer. A Infinidata faz crescer o seu negócio.