Publicidade online

A publicidade online vai para além do AdWords, incluindo publicidade display e redes sociais também. A escolha dos canais certos, depende daquilo que se está a vender e a quem.

Uma marca de roupa que irá abrir uma nova loja, possivelmente irá querer alcançar um público jovem residente na zona geográfica dessa loja, usando o Facebook para angariar potenciais clientes. Para um canalizador, uma campanha de AdWords local possivelmente será a melhor opção. Uma marca automóvel poderá usar a publicidade display para criar brand awareness para que o público-alvo tome a decisão de compra.

Embora cada canal seja diferente, uma campanha com sucesso irá sempre depender de quatro variáveis:

  • A estratégia global, incluindo plataformas e orçamentos;
  • A estrutura e otimização da campanha;
  • O alvo dos anúncios e a sua relevância para o público;
  • A qualidade dos anúncios e a sua performance

AdWords

O Google AdWords é a rede de publicidade online mais popular sendo que são links pagos que aparecem no topo e na parte direita do Google e são marcados com uma nota de anúncio.
Cada vez que se efetua um clique num desses links é cobrado ao anunciante uma quantia que depende de vários fatores, incluindo a popularidade da keyword, a qualidade do anúncio e como a campanha está otimizada.

Display

O Google Display Network (GDN) torna possível publicitar num leque infindável de sites alcançando mais de 80% dos utilizadores da internet. A rede suporta texto e anúncios com imagens, inclusive animações. O pagamento é efetuado normalmente num sistema de CPM (cost-per-thousand), que representa que por cada mil vezes que o anúncio é exibido é pago um valor.

Redes Sociais

Funciona similarmente aos modelos acima referidos, mas são usados todos os dados valiosos que as redes sociais possuem dos seus utilizadores. Isto quer dizer que é possível criar anúncios altamente segmentados.

 

Os prós e contras da publicidade online

Vantagens

  • Resultados rápidos – ao contrário dos resultados orgânicos (SEO), que podem demorar vários meses a serem exibidos nas SERPs.
  • É escalável – é possível aumentar ou reduzir campanhas, ou pausá-las de acordo com as necessidades. Há um controle total.
  • Altamente segmentável – desde à localização geográfica até à idade do público-alvo, é possível escolher quem vê os anúncios.
  • É um dos canais digital mais mensurável. Sabemos quais as keywords que geraram mais vendas ou retorno do investimento (ROI).

Desvantagens

  • Assim que uma campanha termina, as vantagens param. É uma solução de curto prazo.
  • O sucesso tem um custo. Para obter anúncios nos lugares de topo, tem que estar preparado para pagar mais.
  • As pesquisas indicam que a maioria dos internautas compreende a diferença entre resultados orgânicos e anúncios pelo que demonstram mais confiança nos resultados orgânicos. Estima-se que mais de 85% dos cliques em cada pesquisa são obtidos através de SEO.