Publicidade Online

A publicidade online permite alcançar as audiências certas para a sua marca através dos diversos canais e plataformas online.

Uma marca de roupa que irá abrir uma nova loja, possivelmente irá querer alcançar um público jovem residente na zona geográfica dessa loja, usando o Facebook para angariar potenciais clientes. Para um canalizador, uma campanha de Google Ads local possivelmente será a melhor opção. Uma marca automóvel poderá usar a publicidade display para criar brand awareness para que o público-alvo tome a decisão de compra.

Embora cada canal seja diferente, uma campanha com sucesso irá sempre depender de quatro variáveis:

  • A estratégia global, incluindo plataformas e orçamentos;
  • A estrutura e otimização da campanha;
  • O alvo dos anúncios e a sua relevância para o público;
  • A qualidade dos anúncios e a sua performance

O que são campanhas Google Ads de Pesquisa?

O Google Ads é a rede de publicidade online mais popular sendo que são links pagos que aparecem no topo e no fundo da página de pesquisas do Google e são marcados com uma nota de anúncio.

Cada vez que se efetua um clique num desses links é cobrado ao anunciante uma quantia que depende de vários fatores, incluindo a popularidade da keyword, a qualidade do anúncio e como a campanha Google Ads está otimizada.

O que são campanhas Google Ads Display?

O Google Display Network (GDN) torna possível publicitar num leque infindável de sites alcançando mais de 80% dos utilizadores da internet. A rede suporta texto e anúncios com imagens, inclusive animações. O pagamento é efetuado normalmente num sistema de CPM (cost-per-thousand), que representa que por cada mil vezes que o anúncio é exibido é pago um valor.

O que são campanhas nas Redes Sociais?

Funciona similarmente aos modelos acima referidos, mas são usados todos os dados valiosos que as redes sociais possuem dos seus utilizadores. Isto quer dizer que é possível criar anúncios altamente segmentados.

 

Os prós e contras da publicidade online

Vantagens da publicidade online

  • Resultados rápidos – ao contrário dos resultados orgânicos (SEO), que podem demorar vários meses a serem exibidos nas SERPs.
  • É escalável – é possível aumentar ou reduzir campanhas, ou pausá-las de acordo com as necessidades. Há um controle total.
  • Altamente segmentável – desde à localização geográfica até à idade do público-alvo, é possível escolher quem vê os anúncios.
  • É um dos canais digital mais mensurável. Sabemos quais as keywords que geraram mais vendas ou retorno do investimento (ROI).

Desvantagens da publicidade online

  • Assim que uma campanha termina, as vantagens param. É uma solução de curto prazo.
  • O sucesso tem um custo. Para obter anúncios nos lugares de topo, tem que estar preparado para pagar mais.
  • As pesquisas indicam que a maioria dos internautas compreende a diferença entre resultados orgânicos e anúncios pelo que demonstram mais confiança nos resultados orgânicos. Estima-se que mais de 85% dos cliques em cada pesquisa são obtidos através de SEO.

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