Conversão de leads

Conseguir mais clientes: eis o sonho de milhares de empresas por todo o mundo. Mas o que muitas delas ainda não sabem é que seu erro pode estar justamente nas estratégias usadas para conversão de leads.

De seguida explicamos, como conseguir gerar mais contactos dos visitantes do seu site e, assim, transformá-los em leads valiosas:

Investir em conteúdo qualificado e estratégias de SEO

Uma pesquisa recente da Marketing Sherpa (consultora americana especializada em pesquisas de mercado) revelou que 54% das empresas que investem em Content Marketing, cujo ROI (Return on Investiment) pode alcançar até 220%.

A publicação de conteúdo relevante, útil e capaz de responder aos problemas que o seu público-alvo enfrenta no dia-a-dia, é a chave para atrair mais internautas para o seu site e, assim, possivelmente fazê-los interessarem-se pelos serviços ou produtos que a sua empresa oferece.

Além disso, produzir conteúdo relevante — sempre segundo a regra de 20/80, isto é, com apenas 20% de conteúdo publicitário frente a 80% de conteúdo informativo — é uma das chaves para otimizar o ranking do site em motores de pesquisa como o Google, o que, consequentemente, trará mais internautas para a página na web.

Use o potencial de captação de clientes das redes sociais

Depois de produzir conteúdo, é preciso divulgá-lo, e uma das melhores formas de fazer isso é através das redes sociais.

Embora o Facebook seja a que detém mais utilizadores, pode ser interessante realizar uma pesquisa no intuito de verificar se o seu público-alvo encontra-se concentrado em maior número em outras redes, como Twitter, Instagram, YouTube ou LinkedIn.

Na maior rede social do mundo, é possível usar ferramentas pagas para alcançar mais pessoas — o Facebook Ads — e ainda segmentar a campanha, focando utilizadores na região do negócio, na faixa etária ideal ou com gostos e preferências que relacionam-se com os seus produtos ou serviços.

Otimize os formulários de captação de leads

Simplesmente atrair mais visitantes para o site da empresa através de estratégias de SEO e partilha de conteúdo nas redes sociais não basta. O maior trabalho começa no momento de converter esses visitantes em leads, isto é, de conseguir as suas informações de contacto e autorização para começar a nutrir um relacionamento com eles até convertê-los em clientes.

Para tal, podem ser usados formulários em Landing Pages — páginas com o objetivo específico de converter leads — ou mesmo em pop-ups inteligentes, que aparecem na página quando o internauta age para sair do navegador ou trocar de site, por exemplo.

O ideal é não requisitar dados em excesso nos formulários, apenas o suficiente para obter certas informações do internauta. Esses dados permitirão que a etapa de nutrição do lead, isto é, de estabelecimento de um relacionamento com ele para convertê-lo em cliente, aconteça de forma muito mais precisa e direcionada.

Se quiser aumentar a conversão de leads do seu site e aumentar as suas vendas, contacte-nos.