Publicidade online permite alcançar as audiências






    Publicidade Online

    O que é a publicidade online? Como fazer publicidade online? Muitas pessoas têm questões sobre fazer publicidade online, especialmente sobre onde investir o seu tempo e dinheiro. 

    Neste texto, terá a oportunidade de saber o essencial sobre publicidade online. Continue a ler.

    O que é a Publicidade Online?

    Publicidade online é a arte de usar a Internet como meio para influenciar a compra ou a contratação de serviços de determinada marca, a um público-alvo segmentado (por género, idade, localização etc.) 

    Através de estratégias de marketing e campanhas bem definidas, é eficaz na geração de tráfego ao seu site e na exposição da sua marca, mas, acima de tudo, é projetada para persuadir a audiência a obter uma ação específica – como fazer uma compra.

    Por que fazer publicidade na internet?

    São diversas as razões para fazer publicidade online:

    » Publicidade online gera leads qualificadas

    A publicidade online vai ajudar a sua marca a encontrar o público-alvo certo, ou seja, apenas será dirigida aos que têm maior probabilidade de se interessar no que está a vender. Para além disso, vai trazer mais tráfego e conversões ao seu website. E sabe o que isso significa? Mais leads.

    » Aumento de Brand Awareness

    Para além de mostrar o seu negócio a potenciais clientes, a publicidade online, tal como a publicidade na TV ou na rádio, vão fazer com que a sua marca se torne familiar junto das audiências, a ponto de a recordarem quando precisarem de algum dos produtos ou serviços que oferece.

    E mais, a publicidade online reforça a ideia de credibilidade da marca, ou seja, que é um negócio legítimo e que se pode confiar.

    » Rápido, flexível e mensurável

    Com a publicidade online, poderá aproveitar as mil e uma vantagens associadas às ferramentas de marketing digital, tais como o acesso instantâneo, o update, a edição gratuita dos seus anúncios tal como a análise dos resultados. 

    Em adição, poderá verificar instantaneamente os anúncios que estão a funcionar, quantas pessoas já o viram, onde estão, quem está a clicar nos mesmos e quando. Com este tipo de informação ao seu alcance, pode otimizar os seus anúncios se eles não estiverem a ter um desempenho tão bom quanto gostaria.

    » Redução dos custos de Marketing

    Para além do controlo total de custos que passará a ter sobre as suas campanhas, a publicidade online é, geralmente, muito mais económica e eficiente do que anúncios tradicionais, como rádio, TV e publicidade impressa. 

    Depois, poderá escolher exatamente o que quer gastar e quanto quer gastar em publicidade online, além do controle total de quando os anúncios são exibidos e por quanto tempo. Os seus anúncios não estão a ter um bom desempenho? Pause ou altere a campanha, em tempo real, para diminuir os gastos.

    » É onde está toda a gente

    Atualmente, toda a gente está online. É inegável. Muito mais que na TV ou noutros canais. E cada vez mais se faz compras online, muitas das vezes, através de publicidade, principalmente os Millennials (que inclui pessoas nascidas entre 1981 e 2000). Esta geração tem um enorme poder de compra e, nesse sentido, se quiser que a sua marca seja notada, terá que se conectar com eles. 

    Qual a forma ideal? Interagir e comunicar através de campanhas onde eles estão – online.

    Tipos de publicidade online

    Há vários tipos de publicidade online, e é importante que saiba quais são:

    • Native advertising (ou publicidade nativa)
    • SEM (Search Engine Marketing)
    • Display Advertising 
    • Mobile Advertising (publicidade smartphones)
    • Anúncios em redes sociais
    • Video Ads
    • Remarketing 

    » Native Advertising ou publicidade nativa

    Publicidade Nativa ou Native Ads, é, tal como o nome indica, um tipo de anúncio que está presente numa página ou rede social, como parte integrante da mesma, tendo como principal objetivo o de “não incomodar” ou interferir visualmente na navegação do utilizador. Este tipo de anúncios, na maioria das vezes, utiliza o mesmo formato, o mesmo tipo de imagem e a mesma fonte do site onde se insere. 

    » SEM (Search Engine Marketing)

    O SEM (Search Engine Marketing) é uma das estratégias do Marketing Digital que tem como base os motores de busca, ou seja, a otimização de sites e conteúdos com o objetivo de se posicionarem nos primeiros lugares do Google, tanto de forma orgânica como paga.

    » Display Advertising

    Display Advertising ou Publicidade Online consiste na promoção de uma campanha através de anúncios gráficos estáticos ou animados em determinados websites. Anúncios que podem ser de todos os tipos e tamanhos, interativos ou não, e que têm como único objetivo o de captar a atenção do utilizador.

    Uma das vantagens do Display Advertising é a segmentação que permite – os anúncios podem ser inseridos nos sites mais relevantes para o seu negócio e onde o target está mais presente.

    » Mobile Advertising ou Publicidade para Smartphones

    Tal como o nome indica, Mobile Advertising consiste em publicidade direcionada para dispositivos móveis.

    Este tipo de publicidade permite-lhe apresentar um anúncio onde basta um clique para telefonarem à sua empresa ou mesmo enviar um SMS dirigido às pessoas que se encontram, naquela altura, na zona do seu negócio.

    Qual a principal vantagem do Mobile Advertising? Toda gente tem um telemóvel. Além disso, os smartphones estão sempre ligados e geram respostas na hora, instantaneamente.

    » Anúncios Social ou Social Ads

    A Publicidade nas Redes Sociais é uma das estratégias mais eficazes do Marketing Digital. Porquê? Principalmente porque as redes permitem que as marcas alcancem um público específico, a partir de dados de páginas que estes seguem, interesses, localização geográfica, profissão, género, idade e outras categorias. É um tipo de publicidade muito mais direcionada e personalizada.

    Este tipo de publicidade é, geralmente, constituída por um objetivo geral, um orçamento, formatos de exibição, custos e período de veiculação.

    » Retargeting and Remarketing

    Embora tanto o Retargeting como o Remarketing tenham o objetivo comum – a conversão, são diferentes estratégias de Marketing. O Retargeting usa cookies para mostrar anúncios, em diferentes sites, ao seu público-alvo, enquanto o Remarketing reúne endereços de e-mail e envia e-mails, normalmente em casos de abandono de carrinho durante uma compra.

    Qual a melhor estratégia a usar? Ambas, na medida em que se complementam na perfeição. Contudo, tudo vai depender da abordagem que pretende utilizar. 

    » Video Marketing ou Anúncios de Vídeo

    Video Marketing ou Anúncios de Vídeo designa-se pela publicação de Campanhas de Anúncios com materiais em vídeo. 

    Está provado que, atualmente, através da publicação de anúncios em vídeo, as empresas conseguem atrair, converter e reter clientes com uma taxa de eficiência superior em relação a outros formatos.

    O que não é publicidade online?

    A Publicidade Offline é tudo o que promovemos fora da internet e através dos canais tradicionais: televisão, rádio, revistas, jornais, flyers etc. Não confundir com SEO, Gestão de Redes Sociais ou Content Writing. Estas são parte, igualmente, de uma boa estratégia de marketing online, mas são comunicações não pagas. Já a Publicidade Online é, como já foi referido anteriormente, toda a publicidade paga que é realizada através dos canais online: sites, blogs, redes sociais, e-mail marketing, entre outros, tendo como principal função a de fazer com que os utilizadores encontrem a sua marca ou negócio com mais facilidade e de uma forma mais ampla.

    Como fazer publicidade online

    Fazer publicidade online pode parecer simples num primeiro momento. E de certa forma, até é simples de se iniciar. 

    Pode começar por:

    • Criar uma conta no Google ads e no Facebook Business
    • Lançar as primeiras campanhas de awareness, tráfego e display

    E rapidamente estará a fazer publicidade online para o seu site. 

    Mas a verdade é que a publicidade online é muito mais do que simplesmente “fazer uns anúncios”. 

    Quais são os passos para fazer publicidade online?

    Na infinidata vemos a publicidade online como uma estratégia “global” de marketing digital e sugerimos que trabalhe os vários aspectos desta disciplina. Cada empresa terá necessidades diferentes e o que funciona para uma, pode não funcionar para outra.

    Mas de uma forma geral, eis as técnicas essenciais de publicidade online que deve implementar no seu negócio. 

    1. Qual o objetivo da publicidade online? 
      1. 90% das pessoas vão responder: Vendas. Mas vendas, apesar de ser o objetivo último da empresa, é apenas um de vários objetivos da publicidade online. 
      2. Deverá ter em consideração qual o conhecimento que o mercado tem  sobre os seus produtos e serviços. Quanto menor, maior o investimento em publicidade de awareness (conhecimento – campanhas display Google Ads/ campanhas  de awareness – Facebook ads)
      3. As plataformas de publicidade online são extremamente rigorosas com os nossos objetivos de campanha. Dito isto: Se tiver como objetivo apenas vendas, e se o  mercado não conhece a sua empresa ou marca, os resultados das campanhas vão fica aquém do desejado.
    2. Equacione os diferentes canais de publicidade
      1. Comunicação Digital – Faça gestão de Redes Sociais: Não paga – LinkedIn, Youtube, Facebook, Instagram, TikTok, Vimeo, etc). Empresas com recursos limitados devem focar-se em 1 a 3 redes sociais mais relevantes para o seu negócio, de forma a otimizar a gestão de recursos. Dica: Responda sempre a comentários e mensagens.
      2. Promova publicações pagas nas redes sociais: A taxa de alcance orgânico de um post no Facebook é menos de 1% (com 10.000 seguidores, apenas 100 pessoas vão ver os seus posts). Impulsione algumas das suas publicações nas redes sociais através de promoção paga, mesmo que seja com um orçamento pequeno. 
      3. Prepare um ou vários formulários / pop-ups e comece a recolher contactos de visitantes ao seu site. Posteriormente, comece a trabalhar a sua nova base de dados, enviando uma newsletter semanal / mensal com novidades, descontos, anúncios. 
      4. Comece a fazer SEO: Melhore a segurança e velocidade do seu site. Identifique as palavras-chaves ou temas mais relevantes para o seu negócio e faça otimização do seu site de forma incluir essas palavras, para que o seu site possa obter um melhor posicionamento no Google 
      5. Faça Marketing de conteúdos: Escreva novos conteúdos de interesse para os seus potenciais clientes. (Não escreva menos de 500 palavras – para blog). 
      6. Crie uma conta no Google Ads, ou serviço semelhante, e comece a fazer publicidade em motores de busca ou outros sites para atrair clientes. A vantagem de fazer anúncios para o Google, por exemplo, é uma maior qualificação das leads. Por outro lado, os custos são elevados em comparação com promoção numa rede social.
      7. Torne a comunicação com clientes automática (pelo menos parte): Utilize marketing automation para entrar rapidamente em contacto com os clientes, ou até para envios de promoções recorrentes, ou recuperação de carrinhos abandonados
      8. Por último, certifique-se que tem o Google analytics ou outra ferramenta de monitorização e de dados instalada no seu site. Como vai saber se os seus esforços trazem resultados, se não tiver como os medir?
    3. Quanto está disposto a gastar? 
      1. Não há ganhos sem investimento. É uma regra para quase tudo na vida e a publicidade online não é exceção. Orçamentos grandes poderão, eventualmente, trazer-lhe maiores resultados. Mas não entre a “matar”. Comece aos poucos e vá gradualmente aumentando os seus gastos.
      2. Analise, pelo menos uma vez por semana, os resultados das suas campanhas. 
      3. Existem vários sites e agências de publicidade online,, que podem ajudar a calcular o custo de investimento. Para micro-negócios, talvez seja possível trabalhar com um budget de 600€ mês. Para um pequeno-médio negócio estimamos que necessita de um orçamento entre 1350€ a 3500€, especialmente se estiver numa fase inicial. Numa fase posterior, poderá reduzir o investimento em algumas áreas da publicidade online.
    4.  Quem ficará responsável pelo marketing online da sua empresa?
      1. Quem na empresa tem mais apetência para o digital? Já tem formação ou experiência na área? Profissionais sem experiência podem demorar de 1 a 3 anos até ter um conhecimento suficiente para gerar  bons resultados.
      2. Publicidade online é “time-consuming”, queremos dizer com isto que, poderá ser uma tarefa da semana, ou um part-time, ou um full-time. Se não houver este controle, os custos vão ser mais elevados e os resultados menores.
      3. Equacione a possibilidade de contratar uma agência de marketing digital. Dependendo do seu orçamento, poderá ser uma boa opção contratar alguém externo à empresa para desenvolver e implementar a estratégia de publicidade online. Afinal de contas, quer que o seu dinheiro seja bem investido, certo? Se não possuir os recursos humanos necessários ou não conseguir contratar,  mais vale delegar para quem já tem experiência na área. 
    5. Faça um plano, com objetivos e metas realistas e fases de implementação. Talvez seja mais importante começar por fazer anúncios pagos, para começar já a gerar algumas visitas e contactos ao seu negócio. Mas isso não chega, como já explicamos acima. Pagar por visitas é “caro” e é só uma das estratégias de publicidade online. 
    6. Fazer publicidade online, envolve uma série de tarefas, como:
      1. Criar conta nas plataformas de publicidade e redes sociais
      2. Configurar essas contas
      3. Adicionar informações fiscais 
      4. Estudar a concorrência (ver melhores práticas)
      5. Verificar que o site está preparado para receber tráfego
      6. Fazer configurações técnicas (Google Tag manager, Tags de remarketing, etc). 
      7. Criar e lançar diferentes anúncios
      8. Fazer testes A/B
      9. Monitorizar anúncios e otimizar constantemente
      10. Criar um template para newsletters e programar envios
      11. Coordenar com outros departamentos as promoções / eventos 
      12. Criar e publicar conteúdos no site (SEO) e nas redes sociais de forma coordenada
      13. Melhorar o site e instalar mecanismos de recolha de contactos;
      14. Elaborar relatório semanal / mensal 
      15. Criar públicos personalizados (através do remarketing) 
      16. Fazer campanhas de conversão
    7. Comece a implementação – meça resultados e veja que tarefas foram feitas
      1. Medir resultados é sempre importante mas caução! Numa fase inicial de implementação de esforços de publicidade online os resultados poderão não ser visíveis. Não desespere, entenda que todos os seus esforços irão gradualmente dar melhores resultados. 
      2. É fundamental, nesta fase, ver se as tarefas programadas, estão a ser executadas dentro de prazo. Se não estiverem, identifique a dificuldade (ou o bloqueio) e tente ajudar a resolver. 

    Uma nota:

    Neste guia, há várias ações que sugerimos, tal como fazer SEO, ou preparar formulários de contacto que, embora não sejam, por definição, publicidade online, são complementos fundamentais para que os resultados das suas campanhas pagas sejam melhores. 

    Os esforços de marketing digital, incluindo publicidade online, geram melhores resultados quando combinados com outras estratégias de marketing digital. 

    Publicidade online exemplos

    Anúncios Google Ads (ou SEM) – Exemplo 

    Os anúncios nos motores de busca, como no Google, podem ter vários formatos. 

    1. Anúncios de texto, que aparecem antes dos resultados orgânicos
    2. Anúncios de display 
    3. Video
    4. Shopping
    5. App

    Veja exemplo de anúncios SEM – Google Ads:

    Exemplo Native Advertising ou  publicidade nativa

    Native advertising, ou publicidade nativa, são formatos de anúncios apresentados noutros sites, com um design semelhante a outros conteúdos. Daí o termo “nativo”, pois para o utilizador comum, não há praticamente distinção entre um anúncio e um conteúdo do site em que está a navegar. 

    Neste caso, retiramos um exemplo do site e-konomista e pode ver realçado a vermelho, um anúncio nativo.

    Veja ainda, outro exemplo de digital native ads

    Exemplo Display Advertising

    Display Advertising é, provavelmente, um dos formatos mais conhecidos por todos nós. Tal como é possível ver na imagem abaixo, um anúncio é apresentado a visitantes de um site. Este anúncio pode estar em qualquer parte do site em questão e além disso, é visível ao visitante que é um anúncio.

    Exemplo Publicidade para smartphones

    A publicidade online para smartphones deve ter em consideração alguns aspectos. Devido ao tamanho e formato dos ecrãs nos smartphones,  esta deve ser adaptada. Isso significa que deve ter anúncios em formato vertical, e não horizontal, por exemplo. 

    Por outro lado, é possível impactar estes os utilizadores de smartphones com diferentes formas de publicidade. 

    Plataformas de campanhas pagas, como o Google Ads e Facebook e Business, dispõem já de campanhas especificamente desenhadas para mobile (ex: experiências instantâneas, stories, etc).

    Ou, poderá fazer campanhas de anúncios, diretamente em aplicações mobile (jogos, apps de notícias, meteorologia, etc).

    Exemplo Anúncios Social

    Nas redes sociais, há diferentes tipos de anúncio e formato (vídeo, texto, imagem, etc). Normalmente é comum ter a seguinte estrutura:

    • Texto
    • Título
    • Uma imagem, ou imagens, ou vídeo)
    • Call to action (ver mais, candidatar-me, descarregar oferta, etc)

    Esta será a informação que, à priori, terá que preencher ao criar o anúncio.

    A forma como ele será apresentado, é na realidade muito semelhante a uma publicação normal. Ou seja, para o utilizador da rede social, é difícil fazer a distinção entre um anúncio e uma publicação normal. 

    FAQ

    Questões comuns sobre publicidade online

    Existe publicidade gratuita na internet? Sim e Não. Sendo bem realista neste ponto, um dos atrativos de fazer publicidade online é a falsa promessa de ser “barato, grátis, fácil”

    Talvez em 2009 ou 2010 fosse possível fazer publicidade grátis na internet e obter um retorno. Mas atualmente, há simplesmente demasiada concorrência para se conseguir fazer publicidade grátis e obter um retorno significativo dos seus esforços 

    Ou seja, poderá criar um fazer comentários em redes sociais e blogs, fazer publicações no Facebook, Instagram, Pinterest, vídeos no TikTok, mas salvo raras exceções as suas publicações não vão ter alcance. 

    Ou seja, se não pagar, ninguém vai ver os seus esforços de publicidade gratuita. 

    Mais, o que existir sem “custo”, como: fazer conteúdos de blog, vídeos para Youtube, um site otimizado para SEO, pode de facto ser “gratuito” em termos de dinheiro investido. Mas em troca, terá que investir o seu tempo para trabalhar nestas áreas. 

    Nesse sentido, sim, existe alguma publicidade online gratuita – em troca do seu tempo.

    É comum confundir publicidade online e marketing digital. 

    A publicidade online é um ramo do marketing digital. No fundo, a publicidade online refere-se a todas formas de publicidade, na internet, que são pagas.

    Ou seja

    Marketing digital: Todos os esforços de marketing que realizamos para melhorar a presença da nossa empresa no mundo digital com o objetivo de aumentar reconhecimento, mais clientes, mais vendas.

    Publicidade online: Esforços de publicidade (anúncios, etc.) que visam atingir os nossos objetivos de marketing digital.

    Para além da publicidade “tradicional” ou “offline”, que pode ser um grande complemento ao marketing digital, a principal alternativa à publicidade online é fazer SEO e investimento numa estratégia de conteúdo. 

    Já falamos um pouco de SEO e conteúdo neste texto e, embora não seja propriamente uma estratégia de “publicidade online”, SEO e produção de conteúdo é uma estratégia de médio-longo prazo, que criará um melhor posicionamento do seu site nos motores de busca e por consequência, visitas orgânicas. 

    Para conseguir realizar SEO eficaz e produzir conteúdo de alta qualidade que atraia visitas, vai precisar de investir na contratação de um copywriter e especialistas em SEO. 

    É bastante comum as empresas contratarem uma agência de SEO para fazerem e implementarem uma estratégia de SEO e marketing de conteúdo. 

    O Google Ads é a rede de publicidade online mais popular sendo que são links pagos que aparecem no topo e no fundo da página de pesquisas do Google e são marcados com uma nota de anúncio.

    Cada vez que se efetua um clique num desses links é cobrado ao anunciante uma quantia que depende de vários fatores, incluindo a popularidade da keyword, a qualidade do anúncio e como a campanha Google Ads está otimizada.

    O Google Display Network (GDN) torna possível publicitar num leque infindável de sites alcançando mais de 80% dos utilizadores da internet. A rede suporta texto e anúncios com imagens, inclusive animações. O pagamento é efetuado normalmente num sistema de CPM (cost-per-thousand), que representa que por cada mil vezes que o anúncio é exibido é pago um valor.

    Funciona similarmente aos modelos acima referidos, mas são usados todos os dados valiosos que as redes sociais possuem dos seus utilizadores. Isto quer dizer que é possível criar anúncios altamente segmentados.