Mobile 

A banda larga móvel tem sido impulsionada, sobretudo, pelo aumento do número de utilizadores de smartphones, salienta a Anacom, referindo que no período em análise [1º trimestre 2013], cerca de 28,2% dos acessos nesta tecnologia correspondiam a placas/modems USB utilizadas para navegar na Internet através de computadores desktop/laptop/pad.

Segundo o Relatório Digital Trends for 2013, produzido pela e-Consultancy, em parceria com a Adobe, 56% dos marketeers dizem precisar compreender qual o comportamento de pesquisa e de compra dos utilizadores mobile. A acrescentar, estimam que 44% dos utilizdores pesquisam os produtos online, antes de comprar offline (fenómeno ROPO – Research Online Purchase Offline).

Também é sabido que os consumidores estão a dispender mais tempo e mais dinheiro na escolha e na compra dos seus dispositivos móveis. E, existem algumas evidências de engagement de marcas com os consumidores via smartphone, porém não é algo significativo.

É por estas razões que conteúdos e aplicações para smartphones e tablets vão continuar a ser uma digital trend para 2013.

Social Media Marketing

Uma das Digital Trends 2013 é o Social Media Marketing. Segundo um estudo realizado pela consultora Deloitte, 51% das PMEs investem em presença nas redes sociais, com objectivo de aumentar o seu volume de negócios. E esta é uma tendência que vai continuar durante o ano de 2013.
As redes sociais são uma ferramenta valiosa para as PMEs, pois podem estar presente de forma gratuita e permite-lhes ter acesso a uma vasta e qualificada informação sobre o seu consumidor. Logo terão constantemente insights sobre a melhor forma de potenciar o seu negócio.

Conteúdo é Rei

Mais uma vez o conteúdo volta a ser rei em 2013. O conteúdo online é cada vez mais o núcleo de cada iniciativa de marketing para o mercado B2B e B2C. Contudo, como o consumidor está cada vez mais exigente e racional, só conteúdo útil poderá manter o consumidor interessado e “engajado” com a marca.

Em 2013, irão surgir soluções de software e serviços para criação de conteúdo e sindicalização a surgir, pois as Empresas tentam aproveitar o conteúdo para a aumentar a procura. Contudo, é importante ressalvar que só a criação de conteúdo útil será relevante para o utilizador.

Integração do Offline com o Online

Cada vez mais as agências têm de ter a capacidade de actuar em 360º, seja internamente, seja recorrendo, para o online ou offline, a agências parceiras de confiança.

Em 2013, os marketeers têm de estar focados em proporcionar uma experiência aos seus clientes, transparente, envolvente e enriquecedora em todos os canais offline e online. Para conseguir isso todas as plataformas digitais devem funcionar integradamente e em sintonia com a estratégia global de marketing.

Dados e Informação – Geek Marketeers

Outra das Digital trends para 2013 é a evolução que os Digital Marketeers tem de passar para compreenderem as necessidades do consumidor multi-canal. Para além da criação de conteúdo e de engagement multi-canal e multi-plataforma, os Digital Marketeers terão de analisar e perceber todas as toneladas de dados obtidos para transformá-los em em informação relevante, e a partir dessa informação reajustar ou optimizar a estratégia de marketing da marca