Engagement e Viralidade do Online Vídeo Marketing

O Online Vídeo Marketing é uma ferramenta da estratégia digital que as empresas possuem para apresentar visualmente e de uma forma dinâmica (e que também pode ser interactiva) a sua empresa e/ou divulgar os seus serviços e/ou produtos aos seus clientes internos e externos.

É uma ferramenta poderosa que se bem utilizada na estratégia digital trará bons resultados ao negócio. Isto porque e como todos nós sabemos, o ser humano é muito visual e presta mais atenção àquilo que vê e ouve, do que aquilo que apenas vê ou só ouve. A reforçar esta ideia e segundo a Invodo, 52% dos consumidores afirmam que assistir a vídeos de produtos torna-os mais confiantes nas decisões de compra on-line.

Ora, se quem visita o nosso site apreciar o vídeo produzido e julgar que é uma informação útil e/ou divertida, essas pessoas estarão susceptíveis a partilhar o link com a sua família, amigos e colegas através das redes sociais, como o Facebook ou Twitter. Ou seja, para além do fenómeno de engagement visto no primeiro parágrafo, o facto das pessoas partilharem o nosso vídeo ajudar-nos-ão a atrair mais tráfego para o nosso site e a criar mais buzz sobre o nosso negócio, o que não deixará de ser um fenómeno de viralidade.

A Importância do YouTube para o Online Vídeo Marketing

Existem inúmeros de sites de publicação e partilha de vídeos, como o Vimeo, o Veoh, o Animoto ou o DayliMotion. Mas nenhum destes ou outros sites iguala o YouTube. O YouTube é o 2º maior motor de busca na internet, o que significa que se o vídeo da sua Empresa estiver nesta plataforma de Web Vídeo Marketing e se criar engagement, certamente que irá ser encontrado na internet. Além disto, a comunidade YouTube é extensa. O YouTube possui mais de mil milhões de visitantes únicos todos os meses, é uma plataforma onde mais de 4 mil milhões de horas de vídeo são visualizadas mensalmente e onde cerca de 72 horas de vídeo são carregadas a cada minuto. Além destas estatísticas e para finalizar, o YouTube é gratuito e está preparado para a Empresa poder criar o seu conteúdo de Web Vídeo Marketing, SEO friendly.

Estratégia de Online Vídeo Marketing no YouTube

Como se viu anteriormente, as Empresas podem tirar resultados significativos com a publicação de vídeos no YouTube, isto porque para além de estarmos a falar de web marketing vídeo e de todas as suas potencialidades, o YouTube está preparado para a Empresa ter, dentro de uma estratégia de web marketing vídeo, uma estratégia de conteúdo SEO friendly.

Eis algumas dicas:

  • Optimização do Título do Vídeo – A Empresa deve procurar keywords de vídeo relevantes e adicioná-las ao título do vídeo e, também, optimizar as meta tags.
  • Inclusão de URLs na Descrição do Vídeo – A inclusão de URLs melhora o posicionamento do vídeo no YouTube. Portanto, adicionar, pelo menos 3 URLs na descrição do vídeo é uma boa prática para optimizá-lo no YouTube.
  • Criação de Listas de Reprodução – Organizar os vídeos no YouTube com base em keywords, dará oportunidade à Empresa de organizar os vídeos por ordem e aos utilizadores do YouTube visualizar conteúdo idêntico aquele que estão a pesquisar.
  • Call to Action – O call to action – gostar, partilhar, adicionar aos favoritos, comentar ou subscrever o canal, são formas de gerar tráfego ao site e estas call to action representam métricas cruciais para se conseguir um posicionamente melhor nos motores de busca.

No entanto temos que ter em conta que uma estratégia de Online Vídeo Marketing SEO friendly não trará resultados imediatos, como qualquer tipo de estratégia de conteúdo SEO friendly.