O Google Webmaster Tools

O Google Webmaster Tools é uma ferramenta criada pela Google propositadamente para os gestores de sites e/ou blogues. Esta ferramenta da Google – por muitos considerada “A” ferramenta de SEO da Google – oferece aos gestores de sites/blogues uma análise sistémica e profundidade daquilo que se passa no site, nomeadamente ao nível do tráfego.

Neste post, vamos perceber algumas formas de utilização do Google Webmaster Tools para melhorar a performance do nosso site/blogue ao nível do seu SEO.

Google Webmaster Tools > Aspecto da Pesquisa – Melhorias HTML

Neste separador do Google Webmaster Tools devemos ter em atenção o seguinte:

  • Title Tag – A title tag é o título que damos ao nosso site/blogue e é um factor de extrema importância para fazer o ranking do nosso activo online no Google. Sem uma title tag, praticamente ficamos de fora da pesquisa.
  • Meta Tag – este snipet indica a descrição que damos ano nosso site/blogue. A este respeito, é importante ter atenção a dois pormenores: 1 – só deve haver uma única meta description para todas as páginas do site/blogue; 2- essa meta description não deve conter menos de 50 caracteres nem mais de 150.

Outro aspecto relevante e que pode ser enquadrado ao nível da análise da parte técnica do site/blogue através do Google Webmaster Tools é a indexação/upload do sitemap do site/blogue.

Indexação do Sitemap no Google Webmaster Tools

Um dos passos que devemos adoptar para melhorar a posição do nosso site/blogue no Google é criar um sitemap no Google Webmaster Tools.

Um sitemap é um ficheiro “.xml” que contêm todas as páginas que compoem o nosso site/blogue. Portanto, é fácil perceber que se indexarmos/fizermos o upload do sitemap no Google Webmaster Tools, tornar-se-á mais fácil para o Google indexar através do seu crawler o nosso site/blogue e consequentemente, subirmos na posição de pesquisa orgânica – SEO.

Google Webmaster Tools > Tráfego de Pesquisa – Consultas de Pesquisa

A área de Search Queries do Google Webmaster Tools possibilita a analise de informação pertinente sobre o tráfego que o nosso site/blogue gera.

Ao contrário do Google Analytics, que nos fornece essencialmente estatísticas sobre as nossas keywords e repartição do tráfego no site, o Google Webmaster Tools dá-nos uma visão mais ampla, já que nos informa sobre o potencial de tráfego, através de impressões e o ranking do site, através dos resultados de pesquisa.

Assim e através das Search Queries e Content Keywords podemos afinar as keywords e o conteúdo que gera tráfego para o nosso site e o faz subir no ranking de pesquisa orgânica – SEO.

Google Webmaster Tools > Rastreamento – Erros de Rastreamento

Os erros de rastreamento acontecem quando o Google não consegue fazer o rastreio (crawler) de determinadas páginas do nosso site/blogue. Obviamente que acontecendo isto, essas páginas do nosso site/blogue que contêm erros, não vão ser indexadas pelo Google e a consequência é termos uma performance em termos de SEO inferior ao esperado e possível.

É de extrema importância corrigir estes erros através do Google Webmaster Tools. Se tiver dúvidas, recorra à nossa agência de SEO para o ajudar.