Leads
Em linguagem de vendas e marketing, uma lead é um contacto novo que a empresa recebe e poderá ser um potencial cliente. As leads obtidas deverão ser qualificadas segundo os critérios que empresa tem.
O Facebook é a rede social mais conhecida do Mundo e a que mais utilizadores tem em todo o Mundo – mais de mil milhões de utilizadores activos. É com naturalidade que as Empresas apostem neste canal de social media para alavancar o seu negócio, nomeadamente, obtendo mais leads.
4 dicas de utilização do Facebook para Geração de Leads
#1 – Criar Formulários de Contacto – Ao criar um formulário de contacto numa tab da página de Facebook, está potencialmente a gerar mais leads qualificadas. Isto porque se bem desenhada a tab, a marca poderá ficar com dados e informações dos seus clientes mais detalhadas, como por exemplo o nome, email e telefone. A Nestlé tem uma tab “faleconnosco” que permite-lhe ganhar leads qualificadas e ao mesmo tempo satisfazer melhor as necessidades dos seus fãs/consumidores/seguidores.
#2 – Usar a capa para gerar mais curiosidade – A capa é o primeiro contacto dos fãs com a marca e daí a importância de uma boa imagem com impacto. Em Março de 2013, o Facebook permitiu que as empresas/Marcas colocassem mais informações na capa, aboliu a regra dos 20% de texto e permitiu a colocação de calls-to-action.
#3 – Publicidade Direcionada – Agora é possível direcionar a publicidade das marcas para determinados fãs. Com o novo recurso de segmentação que o Facebook nos dá, os administradores de páginas têm maior controlo sobre quem vê o quê, quando e onde vê. Enquanto as atualizações anteriormente poderiam ser segmentados por país ou idioma, esta ferramente permite às marcas direcionar através de uma variedade de factores demográficos como: localização, idade, género, interesses entre outros.
#4 – Histórias/Posts Patrocinadas – As histórias patrocinadas são uma ótima forma de publicidade via Facebook para gerar leads. Isto porque, os fãs vêem esse post, fazem like e isso irá aparecer no feed dos amigos desse fã. Com apenas cerca de 16% dos fãs a visualizarem os posts da página, pagar mais para que mais pessoas vejam essa publicação é uma forma útil de chamar a atenção para a nossa página e angariar potenciais leads.