Quais são as verdadeiras vantagens da Transformação Digital para as Empresas?

Felizmente, a Transformação Digital já é uma realidade para muitas empresas.

Há 15 anos atrás, se um restaurante ou loja não tivesse website, estava tudo ok, atualmente, isso é impossível. A pandemia de COVID-19 que nos assolou a todos, prova isso mesmo – todas as marcas têm que estar online para poder comunicar e estabelecer uma relação com os seus consumidores, não só de vez em quando, mas sempre.

Transformação digital não é apenas “estar online”

Os hábitos dos consumidores mudaram – grande percentagem faz compras na internet e são cada vez mais exigentes, clamam qualidade e celeridade.

Ter um site que apareça nos primeiros resultados do Google ou marcar presença nas redes sociais, são apenas uma fatia desta Transformação Digital.

Aqui, a palavra-chave é a inovação, com base na tecnologia e tendo sempre em mente um único objetivo: melhorar a experiência do consumidor.

5 Vantagens da Transformação Digital

Descubra connosco, as principais vantagens da Transformação Digital para as Empresas e, de que forma, poderá fazer este update.

1. Aumento da produtividade

Já pensou em adotar uma solução ERP? Um dos maiores benefícios na implementação de um sistema integrado nos seus processos é a melhoria drástica na produtividade.

A maneira como os seus colaboradores passam a comunicar de departamento para departamento, a fluidez nos workflows, a perfeita transição de todas as fases dos projetos – todas estas vantagens resultam numa colaboração mais eficaz que economiza tempo, dinheiro e recursos.

2. Há mais segurança com transformação digital

A transformação digital reduz, igualmente, os riscos de erros e de perdas de dados.

Mecanismos como a criptografia, certificados digitais e assinaturas digitais, que são oferecidos pelas empresas de tecnologia, garantem a integridade e confidencialidade dos dados, protegendo o negócio e os clientes.

3. Otimização do seu tempo e redução de custos

Outra das vantagens da transformação digital é a otimização da gestão de tempo e redução de custos da sua organização.

Tal como já foi referido, com um sistema de gestão integrado todos os departamentos da sua empresa beneficiarão. Para além de ter tudo sob controlo, inclusivamente todos os custos, vai fazer toda a diferença na hora de planear investimentos e/ou fazer cortes em gastos supérfluos. Para além disso, a automatização de processos e a eliminação de burocracias otimiza tempo e, consequentemente, reduz custos de produção.

4. Melhorar a experiência para o utilizador

Cada vez mais as pessoas usam a internet para fazer as suas compras devido à sua facilidade e diversidade de opções.

Portanto, se quer estar à altura das elevadas expetativas dos seus clientes, deve focar-se na otimização do seu website, não só posicioná-lo nas primeiras páginas do google através de boas práticas de SEO, como garantir que o mesmo seja responsive e user-friendly.

Apostar numa boa gestão de redes sociais e numa estratégia de marketing bem definida também deverá estar no topo das suas prioridades.

5. A Transformação digital contribui para o crescimento da sua empresa

Ao minimizar custos, é mais fácil aumentar a receita. Maximizar oportunidades através do reconhecimento de falhas nos processos atuais é a chave para impulsionar qualquer negócio. Ao otimizar os processos, tanto colaboradores como a administração poderão aprimorar as suas melhores práticas e gerar crescimento.

Baseados em dados, fornecidos pela Transformação Digital, poderão reconhecer padrões, fazer a avaliação de tendências e capitalizar oportunidades.

Transformação digital resolve problemas antigos e permite aumentar receitas

Existem realmente ganhos ao investir em marketing digital, inovação de procedimentos e tecnologia?

Há várias vantagens da transformação Digital, pois utilizamos a tecnologia como principal ferramenta para resolver os problemas dos negócios tradicionais e melhorar a experiência do cliente.

E isso, no final do dia, vai:

  • Reduzir Custos;
  • Aumentar receitas

Para a maioria das empresas, algum tipo de presença digital sempre foi essencial.

No entanto, requisitos recentes de saúde e segurança mostraram que agora, mais do que nunca, as empresas devem ter a capacidade de estar à altura da ocasião e dos seus utilizadores.

Antes de qualquer transformação, reserve um tempo para planear, pesquise as ferramentas necessárias e estude as tendências que inspiraram outras empresas a mudar. Porque o Digital não é o futuro, é o agora. E só através de uma verdadeira Transformação Digital, encontrará o caminho do sucesso.

Se precisar de fazer um plano de transformação digital à medida do seu negócio, entre em contacto connosco