Como já vimos no post anterior, o online vídeo marketing é uma ferramenta digital importante de qualquer estratégia digital. Mas para a Marca ser bem-sucedida, tem de ter atenção ao conteúdo que provoque o engagement e que seja facilmente partilhado. Esta premissa deve levar as Marcas a concluirem o que é inevitável dizê-lo: se o conteúdo na internet é rei, o online vídeo marketing é o exemplo de um reinado perfeito. E a prová-lo apresentamos 2 estatísticas, cuja fonte é a Cisco:

  • Os utilizadores do online vídeo devem passar a barreira dos mil milhões no ano de 2016;
  • Globalmente, o tráfego de online vídeo será de 55% de todo o tráfego de Internet, para o consumidor em 2016.

Como Pode Ser o Online Vídeo Marketing Importante?

O online vídeo marketing em última análise é uma excelente forma de manter os visitantes do nosso site na página inicial do site. A colocação de um vídeo no site de empresa/produto irá aumentar o tempo do visitante no site, irá diminuir a bounce rate, e irá proporcionar um aumento das page views.

No entanto, se ainda não está convencido de que um investimento em vídeo online vai apoiar suas metas de receita e metas de marketing, aqui estão três razões que podem começar a mudar sua mente.

Online Vídeo Marketing é Ler e Ouvir Simultaneamente

Simplificando, os clientes (e todos nós) preferimos ver um bom vídeo sobre uma Marca ou produto a ler um extenso texto sobre o mesmo assunto. Hoje em dia, os consumidores querem e esperam, um engagement envolvente e significativo com as empresas, produtos e serviços. Já não basta ao consumidor ver vídeos promocionais com informações sobre os produtos, os clientes precisam de ver como a Marcas atuam perante o ambiente, como é o interior da Marca, quem são os seus colaboradores entre outro tipo de conteúdo que possa ser visualmente interativo.

Investir em Online Vídeo Marketing é saudável

A maioria do online vídeo marketing sobre Marcas é focalizada em histórias sobre os produtos, as empresas, as pessoas e os processos. E este tipo de conteúdo é relevante para a Marca e para o cliente durante anos. Se a Empresa produzir um vídeo de um depoimento ou sobre um case study essa relevância torna-se maior, na medida em que são exemplos/vídeos da vida real que serão temporalmente infinitos.

Online Vídeo Marketing cria conteúdo

Como visto no primeiro parágrafo, o online vídeo marketing é e cria conteúdo. Isto porque o vídeo pode ser reaproveitado em quase todos os aspectos da nossa estratégia de marketing digital, nomeadamente:

  • Social Media – O web vídeo marketing pode ser publicado em várias redes sociais, como o Twitter, o LinkedIn, o Facebook, Pinterest, e YouTube.
  • E-Mail Marketing – O web vídeo marketing permite aumentar o CTR em campanhas de e-mail marketing;
  • Site – Cada vídeo é uma oportunidade de descrever cada parte do site da Marca (Empresa, História, Produtos, Recursos Humanos,…);
  • Canal Offline – O web vídeo marketing permite aumentar o envolvimento dos consumidores através dos meios offline, por exemplo com inserção de QR Codes que direcionam o consumidor para um vídeo.

O online vídeo marketing pode ajudar a Marca a crescer, pois o vídeo é das melhores formas de cativar, envolver, informar, educar e convencer os consumidores, um fenómeno que Chris Anderson chama de Crowd Accelarated Innovation.