Como utilizar o Instagram para promover a sua marca

O Instagram é uma rede social de upload e partilha fotografias. A mais valia que a app Instagram nos trás é que os utilizadores partilham em tempo real e através dos seus smartphones, essas fotos. Além disso, as app Instagram fornece uma série de filtros que podem ser aplicados na fotografia, tornando-a mais personalizada.

Instagram e Smartphones

Sendo o Instagram uma app que nos permite produzir conteúdo em real time é óbvio que a sua utilização está, em tudo dependente dos smartphones. Sem um smartphone com que se possa descarregar a app Instagram (gratuita) e com uma razoável câmara fotográfica, não podemos partilhar in real time conteúdo com os nossos contactos dessa rede social.

Sem dúvida que temos vindo a assistir a uma mudança de paradigma, não só na capacidade como produzimos o nosso conteúdo, mas também na forma como o produzimos. E, a forma como o produzimos, está intimamente com a mudança dos nossos hábitos de consumo; em que telemóvel tem vindo a dar rapidamente lugar ao smartphone. Desta forma, é possível criar conteúdo mais “engajador” e partilhá-lo “logo” com os nossos amigos e com as marcas que seguimos e vice-versa.

Algumas Dicas de como utilizar o Instagram para Promover a sua Marca

#1 – Preencher correctamente o perfil da marca
Se 1 imagem vale mais do que 1000 palavras, no Instagram é importante preencher todas as seções do perfil. Além disso, deixar os links para as restantes redes sociais é relevante, na medida em que damos oportunidade ao consumidor de saber mais sobre os nossos produtos/serviços.

#2 – “Postar” conteúdo interessante e frequentemente
Conteúdo interessante no Instagram são fotos ou vídeos daquilo que estamos a viver e/ou que a marca quer transmitir. A marca não precisa inventar outro tipo de conteúdo como infografias.
Por outro lado, é também conteúdo interessante aquele que é único no Instagram. Ou seja, as marcas devem pensar numa estratégia de conteúdo para o Instagram diferente da estratégia de conteúdo que utilizam para outras redes sociais, como o Facebook. É na concepção da estratégia de conteúdo para o Instagram que a marca disciplina a frequência com que vai “postar” esse mesmo conteúdo.

#3 – Utilização da Hashtag
Com a utilização da hashtag a marca pode encontrar o seu público-alvo onde a empresa está sediada (#Lisboa) ou pessoas que comungam dos mesmos interesses (#chocolate). É a hashtag que permite aos nossos seguidores encontrar-nos e vice-versa.

#4 Ser uma Marca “Engajadora”
“Postar” conteúdo interessante, “tagar” as pessoas, comentar posts, utilizar a sua localização, adicionar hashtags, são tudo (várias) formas de dizer aos seus seguidores quem a marca é e como é vista no Instagram.

#5 Ser uma Marca Humana
Humanizar a marca significa acima de tudo, produzir conteúdo que apele às emoções dos fãs da marca. Esta humanização da marca, pode-se conseguir de algumas maneiras, duas das quais são:

• apresentar os colaboradores da Marca que estão do outro lado e que os seguidores não vêem

• “postar” conteúdo sobre o que a marca está a fazer. Por exemplo, se está presente numa feira ou se estiver a preparar algum lançamento, postar conteúdo do tipo teaser.

Estas são sem dúvida, duas formas formas eficazes de humanizar o conteúdo da marca.

Instagram Case-Studies

ADIDASORIGINALS (954K Followers) – http://instagram.com/adidasoriginals

Esta conta do Instagram da Adidas difere da “principal” da marca de ténis, pois tem como objectivo mostrar fotos de produtos novos, em simultâneo com fotos que são postadas consumidores/seguidores, a utilizarem os produtos da Adidas.

Estas fotos tornam esta conta do Instagram ADIDASORIGINALS, mais “engajadora”, mais emocionante, e mais promotora da utilização da hashtag, do que a conta “global” da Adidas. Todos estes factores reflectem-se no número de seguidores que a ADIDASORIGINALS tem em comparação com a ADIDAS que possui cerca de 237K seguidores.

HEINEKEN (4.199 Followers) – http://instagram.com/crack_the_us_open

Durante os meses de Agosto e Setembro deste ano – momento em que decorreu o US-Open Tenis, a Heineken (patrocinadora) utilizou de forma inteligente e diferente o Instagram para criar brand awareness e interagir de forma diferente e descontraída com os seus fãs. Basicamente:

  1. Os utilizadores do Instagram necessitavam entrar em @Crack_the_Us_Open para poderem participar.
  2. Depois, e com o smartphone na horizontal, os utilizadores visualizavam as fotos postadas pela conta da bancada do court de ténis, como se de um enorme puzzle panorâmico se tratassem.
  3. Posteriormente, e respeitando alguma regras e seguindo as pistas fornecidas diariamente pela @Heineken_US , tinham de descobrir pessoas específicas no meio da multidão.
  4. Por último o utilizador digitava a password que aparecia nessa foto descoberta e habilitava-se a ganhar bilhetes para assistir a um jogo de ténis.

A Heineken, para este passatempo, teve de alterar por completo o layout da conta Instagram associada ao passatempo, mas e ao mesmo tempo, criou algo diferente e bastante cativante para os seus seguidores do Instagram, promovendo ainda mais sua marca.