Medição de Resultados de uma Campanha Offline no Online

Existem, pelo menos quatro formas de medir os resultados de uma campanha offline – a funcionar em diversos meios como na TV, nos jornais, nas revistas e nos outdoors – no online e, por exemplo, através do Google Analytics.
Vamos abordar este tema, recorrendo ao exemplo de uma Empresa de venda de produtos beleza, para uma mais fácil compreensão.

Landing Pages

Com a criação de landing pages personalizadas a Empresa de produtos de beleza, pode concentrar-se no objectivo principal do seu anúncio offline e medir os resultados dessa acção no online. O objectivo da landing page é esse mesmo, fazer com que as pessoas que vêm essa publicidade num qualquer canal offiline acessem um site específico (landing page).

Vanity URLs

Os Vanity URLs estão interligados com as landing pages. São URLs que na sua construção devem ser simples e conter o maior número de informação possível relativa à campanha offline de cremes para as pernas.
Além disso um URL curto e de fácil memória é também fácil de partilhar nas redes sociais e, consequentemente, o número de pesquisas dessa promoção e pessoas impactadas será maior.

QR Codes

Outra forma de medir os resultados de uma campanha offline no online é através da inserção de QR codes nas revistas, nos jornais, nos outdoors e na TV.
O QR Code é, por excelência, o meio de integração do offline com o online, mas a jusante dele terá de existir uma landing page para que os resultados da campanha offline possam ser medidos no online.

Códigos Promocionais

Através de códigos de desconto personalizados para a campanha offline de cremes para as pernas, a Empresa de produtos de beleza também poderá monitorizá-la online. Ao indicar no anúncio da revista ou do jornal: “usar código promocional CREME_XPTO para obter um desconto de 20% sobre o preço”, o código poderá ser utilizado tanto offline como online, pois em qualquer um dos casos, a medição (utilização do código) pode ser feita no Google Analytics ou noutra ferramenta de medição online.