Paisagens incríveis, gatinhos fofos, selfies, famílias felizes… O Instagram é isto e muito mais! Com praticamente 1.400 biliões de utilizadores em todo o mundo, esta é a 3ª rede social mais usada de sempre e com tendência a crescer. 

Os números não mentem, 90% dos utilizadores do Instagram procuram temas com os quais se identificam e isso inclui marcas e empresas. E 42% compraram alguma coisa porque viram nas redes sociais.

Perante estas evidências, as redes sociais são uma arma poderosa no que toca às vendas, nomeadamente, o Instagram.

Se pretende utilizar esta rede para direcionar os seus potenciais leads a fazer uma compra, está no sítio certo.

Aprenda, connosco, como aumentar as suas vendas através do Instagram, sem a utilização do típico “marketing agressivo” ou a escolha de conteúdos errados.

Acredite que é muito mais fácil do que imagina!

1. Configure uma conta profissional de Instagram

Este ponto é fundamental no que toca à credibilidade do seu negócio! Uma coisa é a sua conta pessoal, com fotos de família, das férias e dos amigos, outra, é a conta da sua empresa. 

Para o fazer, é muito fácil, basta ir às Definições > Conta > Mudar para conta profissional. Simples, rápido e dá milhões (assim o esperamos)!

A seguir a isto, basta preencher as informações e descrições em falta.

Uma dica, tanto a foto de perfil como a descrição da sua marca, devem ser coerentes em todas as redes sociais. Quem acede ao Facebook ou ao Instagram, procura pelo mesmo logo e nome, às vezes, uma simples mudança de cor poderá gerar confusão.

2. Inserir link do site na bio e completar informações

Esta parece básica, mas infelizmente, muitas empresas não o têm e perdem muito com isso. 

Acrescentar o site da sua empresa na bio, tal como uma descrição apelativa do seu negócio são fundamentais. Porquê? 

Porque assim, potenciais leads vão perceber que é uma empresa legítima e credível.

Ao inserir um link, vai criar mais oportunidades de levar utilizadores diretamente ao seu site a partir da sua página de Instagram, onde poderão fazer uma compra.

Para além disso, uma descrição objetiva e “sexy” do seu negócio – pode até acrescentar emojis – vão gerar confiança e proximidade com os seus futuros leads.

3. Promoções e Giveaways para seguidores

Promoções exclusivas e Passatempos são sempre uma boa estratégia para gerar tanto followers como conversões. 

No que toca aos descontos, basta criar uma imagem apelativa com o desconto a aplicar e o período válido e já está!

Quanto a passatempos e giveaways, poderá ser interessante fazer parcerias com outras marcas ou mesmo influencers relevantes na sua área de negócio. 

Faça uma ou várias publicações com a mecânica do mesmo e prémio(s) a oferecer e está feito. Não se esqueça de fazer um post “reminder” antes do contest terminar. E, por fim, a listagem de vencedores com as devidas congratulações.

Este tipo de ações, para além de gerarem tráfego e engagement às suas páginas, vão gerar confiança aos atuais seguidores.

4. Criação de loja que reencaminha para o site

Outro grande sucesso para aumentar as suas vendas através do Instagram, é a ativação da loja na própria rede social. Basta acrescentar os produtos e identificá-los sempre que fizer uma publicação. Mais fácil que isto, é impossível!

Já viu a comodidade que é ver um post com um produto que lhe interessa, e só ter que clicar na imagem para aceder à descrição e ao preço do mesmo? 

Há ainda a opção “ver produtos”, sempre que identifica um produto da sua loja num post.

Esta opção é perfeita para veicular vários produtos ao mesmo tempo.

Quando um utilizador clicar no botão, para além de ver os detalhes do produto identificado, poderá igualmente ter interesse noutros produtos disponíveis.

5. Influencers / Embaixadores da marca

O Instagram tem utilizadores com milhares (e milhões) de seguidores e, por isso mesmo, com um enorme potencial de alcance. 

Nesse sentido, aposte em parcerias com influencers com o mesmo público-alvo que o seu.

Uma dica importante aquando esta escolha: o número de seguidores não é o mais importante. Primeiro, analise o engagement que esta pessoa tem com os seus seguidores e se acha que os mesmos se identificariam com o seu produto. 

Às vezes, “microinfluenciadores” que combinem com o seu nicho podem gerar mais oportunidades para a sua marca e o melhor… Através de um investimento menor.

6. Criar um planeamento de conteúdos

Se quer vender através do Instagram, ter um planeamento regular de posts é essencial. Mas atenção, não se foque apenas na “exposição” de produtos no seu perfil. É de extrema importância criar relação e proximidade com os seus seguidores, com conteúdos úteis, pedagógicos ou até humorísticos (fazer rir resulta sempre!), e depois, sim, ir intercalando com posts com os seus produtos e a sua marca. 

O objetivo final é sempre a venda, mas esta relação de “cumplicidade” com os seus followers transmite confiança e proximidade, características essenciais para um lead investir num determinado produto.

Fazer stories regularmente e acrescentar hashtags relevantes em todas as publicações também são um plus! Faça uma pesquisa das hashtags mais utilizadas no seu segmento e use e abuse das mesmas! #comoaumentarasvendasnoinstagram #asuamarcavaiserumsucesso

Conclusão

Se está cansado que a sua conta de instagram tenha poucos followers e que seja raro ter uma conversão através da mesma, está na altura de seguir estas dicas! Gerar vendas através do Instagram não precisa ser complicado ou frustrante. Basta seguir os passos certos.

Para além de apostar na descrição objetiva do seu perfil e da mesma ser exclusivamente profissional, ter um planeamento regular de posts com as hashtags certas, conteúdos com passatempos e descontos exclusivos, parcerias com influencers e ter a Instagram shop ativa, certamente, que melhores resultados surgirão.

Poderá também investir em Instagram Ads, que passam totalmente despercebidos e são excelentes para atrair engagement e tráfego ao seu site.

Siga estes passos e impulsione as vendas do seu website, através do feed do Instagram, num piscar de olhos!

Se precisar de ajuda profissional para aumentar as vendas através da sua conta de Instagram, somos a agência de marketing digital ideal.