Benefícios do Marketing Digital para a sua empresa

O Marketing Digital definitivamente veio pra ficar. Atualmente, é impossível falar em divulgação e promoção de produtos e serviços sem pelo menos mencionar estratégias que envolvam este campo tão vasto.

Num mundo tão digital como o nosso, é natural começar a ver a internet como uma terra de oportunidades para a compra e venda de bens materiais e imateriais.

Antes, as empresas faziam isso por meio de anúncios invasivos que atrapalhavam a navegação do usuário. O tempo passou e as estratégias mudaram.

Hoje, vender a sua marca na internet engloba uma série de fatores, desde determinar o público-alvo até otimizar o contato direto com o consumidor.

Neste post irá encontrar os principais benefícios do Marketing Digital para a sua empresa.

Visibilidade e acessibilidade

A pesquisa TIC Domicílios 2019 revelou que no Brasil, três a cada quatro brasileiros acedem à internet, o que representam 134 milhões de pessoas.

É muito provável que seja o principal meio de comunicação usado por essas pessoas.

A internet é vasta. Tudo pode ser encontrado a um clique. O mesmo é válido para pesquisar por produtos e serviços.

Por exemplo, se uma empresa de moldes de plástico não tem um site, não está visível para os consumidores. Logo, está a perder clientes em potencial.

Relacionamento com o cliente é muito importante

O Marketing Digital aplicado ao relacionamento com o cliente possibilita a construção de uma relação mais próxima e espontânea.

Por exemplo, uma clínica de cirurgia de varizes a laser pode tirar dúvidas dos clientes em posts de blog ou em lives no YouTube, e incentivar a troca de informações entre os próprios clientes.

Assim, a clínica saberá quais são as necessidades e inseguranças dos seus pacientes, e pode trabalhar para tornar a experiência o mais agradável possível para eles.

Estas medidas garantem a fidelização do seu cliente: se a primeira experiência dele foi muito positiva, as chances de ele voltar são praticamente 100%.

Estratégias de SEO

As estratégias de Search Engine Optimization (Otimização de Motores de Pesquisa) servem para garantir que a sua página tenha um bom posicionamento nas pesquisas efetuadas.

Prestar atenção nos elementos como palavras-chave, tamanho do título e descrição do post fazem toda diferença na hora de alcançar mais público.

Se uma empresa de purificadores de água aferir que a frase “qual purificador de água comprar” está entre as mais procuradas de determinado motor de pesquisa, irá necessitar de adicionar esses termos nos materiais do seu site.

Desta forma, a empresa conquistará mais clientes e aumentará a sua relevância no meio digital.

Segmentação do público

Com a grande quantidade de produtos e serviços oferecidos na internet, fica cada vez mais difícil alcançar uma grande parcela do público.

Isso deve-se ao facto de que as pessoas procuram por produtos que satisfaçam  necessidades mais específicas. É preciso sempre lembrar que as pessoas não fazem parte de um grupo totalmente uniforme.

Esta segmentação não é um problema, muito pelo contrário. Tendo isst em mente, o gestor tem ferramentas para promover seu produto de maneiras que chamem mais atenção de um grupo específico, economizando tempo e dinheiro.

Mais dados, mais precisão

É muito mais fácil medir a eficácia de campanhas publicitárias na internet do que nos mídias tradicionais.

Não é possível saber quantas pessoas leem um outdoor por dia, mas é possível saber quantas pessoas abriram 0 seu e-mail marketing, leram o conteúdo e realizaram a compra.

Saber mais rapidamente os resultados das suas campanhas é um grande diferencial porque agiliza a tomada de decisões se for preciso fazer alguma mudança de estratégia.

Autoridade de marca

Empresas que mantêm blogs com informações aprofundadas sobre o seu setor de atividade passam uma imagem de autoridade para o cliente.

É importante que domine todos os aspectos do seu setor de atividade para garantir resultados concretos. 

Os blogs são uma forma de transmitir esse conhecimento e também atrair mais público para a sua marca.

O site de um concessionário pode ter mais informações além de fotos e preços dos carros à venda.

Já a pensar nas etapas que o consumidor percorrerá depois da compra, preparar um post com cotações de seguro auto é uma boa ideia, pois dá informações necessárias para o cliente e mostra seriedade.

Redução de custos

O Marketing Digital tem custos inferiores face ao marketing offline. Não é qualquer empresa que consegue anunciar nos intervalos televisivos, na rádio ou em jornais impressos, por exemplo.

Isto não quer dizer que o Marketing Digital seja mais fácil. Quer dizer que a internet é mais igualitária nas oportunidades de divulgação.

É importante ter foco no segmento do público a ser alcançado. Com isto bem definido, é possível conseguir bons resultados a partir de redes sociais e blog corporativo.

Acompanhar a jornada de compra

Antigamente, a jornada de compra de um consumidor era linear: ele recebia uma oferta, analisava e dirigia-se ao local para fazer a compra (ou não).

Hoje em dia, ao mesmo tempo que um cliente em potencial está no seu site, ele taembém está a pesquisar outras empresas, para comparar ofertas.

Por este motivo, investir numa presença online é tão importante. Quanto mais conteúdo disponível, mais hipóteses do cliente se sentir atraído pelo seu site e comprar o seu produto.

Agora que já conhece os principais benefícios do Marketing Digital, saiba como aplicá-la no seu negócio.

Defina os seus objetivos

É essencial para qualquer empresa saber onde se quer chegar com o seu produto. No Marketing Digital, os objetivos podem ser:

  • Visibilidade da marca;
  • Identificação de clientes em potencial;
  • Vendas no ambiente físico ou online;
  • Atendimento de qualidade aos clientes.

Os objetivos devem levar em conta o tamanho da sua empresa e a escala de produção do que está a oferecer.

Conheça o seu público-alvo

Ferramentas como um CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) permitem que reúna informações sobre os seus clientes e trace o seu perfil.

Deste modo, é possível conhecer mais a fundo o consumidor para quem está a vender um produto ou um serviço, e otimizar o processo para maximizar os lucros.

A criação de uma persona, um cliente ideal com características mais específicas que o público-alvo, também é interessante como influência para as campanhas de publicidade.

Se uma imobiliária aferir que a pesquisa por “quero vender meu apartamento urgente” está a crescer muito nos últimos tempos, é preciso determinar a origem dessas pesquisas para estruturar um perfil comparativo.

Capacite os seus colaboradores

Capacitação é a palavra-chave para implementar um plano de Marketing Digital eficaz.

Considerando que é um setor que está em expansão, o Marketing Digital obriga a muitos estudos e atualizações.

A sua equipa precisa saber utilizar as ferramentas de medição de resultados e utilizar as estratégias de SEO, entre outras competências primordiais.

Para isso, é interessante investir em cursos online. As ofertas nesse campo são variadas e bastante flexíveis.

Determine os conteúdos a serem publicados

Um blog corporativo não deve ser generalista. Ele deve trazer informações exclusivamente do ramo em que a empresa se insere.

Por exemplo, a empresa de purificadores de água pode publicar um post sobre os benefícios do filtro de água pequeno

Este assunto faz parte da área de atuação da empresa e pode ser interessante para vários clientes.

Apesar da segmentação do público ser uma realidade, é sempre benéfico oferecer produtos complementares ou adicionais aos produtos que sua empresa vende.

No caso da empresa em questão, os clientes podem desejar comprar outros utensílios para além de comprar purificador de água.

A pesquisa de definição de público-alvo é importante por este motivo.

Marketing Digital: presente e futuro

Neste post explicámos os benefícios do Marketing Digital para o sucesso de um projeto online e as principais formas de aplicar um plano de Marketing Digital.

Esse texto foi desenvolvido em parceria com a equipa do blog Business Connection, onde poderá encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.