Neste artigo, listamos alguns dos erros mais comuns de SEO que a sua empresa precisa evitar urgentemente. Vamos a eles?
Quando o tema é SEO, as mudanças constantes na maneira de trabalhar das ferramentas de pesquisa, trazem o desafio de encontrar as melhores estratégias para as empresas a cada momento. Nesse contexto, é muito comum ver empresários cometerem erros comuns de SEO e acabam por se tornar responsáveis pelos chamados black hats resultando no ban dos seus sites devido a práticas ilegais para os motores de pesquisa.
Títulos muito longos
Muitas pessoas acreditam que colocar todas as keywords no título da página ou conteúdo irá contribuir para que ele seja encontrado mais facilmente. Entretanto, a verdade é que o título não deve ultrapassar 70 caracteres. Se fizer o contrário, será punido pela ferramenta de busca.
Para evitar esse erro, escolha apenas uma palavra-chave a ser utilizada no título. Isso já é o suficiente.
Keyword stuffing
Outro erro comum e que também se relaciona a keywords tem a ver com o número de vezes pelas quais devem ser inseridas na página.
A repetição excessiva de keywords já foi fundamental para um bom ranking, mas hoje pode levar ao resultado oposto, por isso não opte por esse método. Utilizar keywords em demasia pode ser considerado uma tentativa de black hat, o que pode levar ao banimento de seu site ou blog por más práticas na internet.
Conteúdo duplicado
O conteúdo duplicado pode acontecer por inúmeros motivos. Seja por URLs diferentes com conteúdo idêntico, domínios com www ou sem www ou múltiplos domínios com o mesmo conteúdo, é fundamental que, antes de colocar seu o site online, seja feita uma checklist de todo o processo, para garantir que está tudo conforme as “leis” dos motores de busca.
Lembre-se de que a atualização Google Panda penaliza sites que possuem conteúdos duplicados, portanto, tenha cuidado com isso!
Investir pouco tempo
Apesar de as ferramentas de pesquisa orientarem as suas atualizações para privilegiar páginas e conteúdos cada vez menos “artificiais” — o que prejudica aquelas cheias de técnicas como keywords e hyperlinks desnecessários —, não julgue que SEO é algo que acontece por si só.
É preciso dedicação, paciência e persistência durante todo o processo. Otimizar artigos e sites é fundamental para um bom ranking, mas exige trabalho diário. Acompanhe as métricas dos seus artigos e páginas e confirme se estão de acordo com suas expectativas.
Se necessário, reveja artigos antigos para corrigir algumas falhas de SEO ou otimizá-los cada vez mais. Entenda que é um processo a médio ou longo prazo e não deixe de investir.
Não detalhar a tag ALT das imagens
Ao contrário de nós, os robots dos motores de busca não conseguem ler imagens, a não ser pela tag ALT. Por isso, é importante que nesse atributo seja inserido uma breve descrição da imagem, de preferência a usar uma keyword. Assim garantimos que os motores de pesquisa conseguem encontrá-la e relacioná-la aos conteúdos de seu site.
Muitos são os cuidados necessários ao se pensar uma estratégia de SEO, mas independentemente da sua, a dedicação é fundamental para colocar todo o processo em andamento.
Não pense que, por se tratar do meio digital, tudo irá acontecer de um dia para o outro. SEO exige investimento de tempo, mas garante resultados para aqueles que não se deixam levar pela ansiedade.
Se considera que precisa de melhorar o SEO do site, fale connosco! Somos a sua agência de SEO.